quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Vídeo-Aula 2 - Os Caminhos Da Interdisciplinaridade

   Para chegarmos a interdisciplinaridade precisaremos percorrer alguns caminhos e superar os obstáculos encontrados nele. É claro que para compreendermos algo fica mais fácil conhecermos as suas partes, mas não significa que tendo um pensamento simplificador obteremos o conhecimento do todo. Sendo assim precisa-se superar essa disciplinarização que está presente no meio escolar e que muitas vezes traz até uma certa dificuldade para trabalharmos em conjunto e superarmos a transdisciplinaridade, multidisciplinaridade e enfim chegarmos à interdisciplinaridade.



  Segue um vídeo relatando sobre a utilização de um recurso para se fazer a interdisciplinaridade na sala de aula.



terça-feira, 21 de setembro de 2010

Vídeo-aula 1- As revoluções educacionais







Na primeira revolução o professor detém todo o conhecimento e o transfere ao seu pupilo.  A educação neste momento se destina apenas a aristocracia






Na segunda revolução a sociedade em si passa ter o direito à educação, como direito garantido pelo Estado. Porém esse direito ainda é restrito a uma minoria da sociedade.








Na terceira revolução a sociedade legitima que todas as crianças estejam dentro da escola, assegurando seus direitos a equidade, a acessabilidade e qualidade no ensino.




Foi necessário que as mudanças ocorressem ao longo do caminho educacional, para chegarmos a ideia de que a escola deve transmitir valores de equidade através do próprio exemplo de uma escola democrática, ética e inclusiva.
No Brasil, ainda presenciamos que essa realidade está muito longe de ser concretizada. Precisamos repensar alguns valores que eram pertinentes e não são mais no cotidiano atual e ao repensarmos estaremos recriando um novo modelo educacional.