sábado, 9 de outubro de 2010

Vídeo Aula 27 - As fases da epilepsia

Como já foi dito na vídeo aula 23 a epilepsia passa por suas variadas situações nas fases da vida humana.

Na infância a epilepsia aparece através de comportamentos inapropriados, dificuldades na escola e nas amizades. Tudo isso tem como possiveis causas as intercorrências perinatais, infecções e displasias corticais.

Na adolescência a epilepsia vem "atrapalhar" a vida social do paciente, como a indepedência, os relacionamentos, os estudos, a auto-estima e humor como também as atividades rotineiras. As causas da doença na adolescência são: idiopatias ou genéticas, traumatismo craniano, infecções e parasitose do sistema nervoso, tumores cerebrais. abuso de álcool e drogas.

Já na fase adulta os problemas vão se tornando cada vez mais complexos como por exemplo: emprego, relações familiares, dificuldades financeiras e alterações emocionais. As causas são: doenças cerebro-vasculares, tumores cerebrais e abuso de álcool e drogas quando era mais jovem.

Ainda refere-se em particular a condição da mulher com epilepsia e os preconceitos da sociedade em relação a ela.  Essa mulher muitas vezes sofre os mais variados tipos de preconceito, até mesmo ao mito de que esta mulher não pode ter uma vida social comum, como por exemplo constituir familia e ter um filho.

Hoje é possível ao paciente com epilepsia levar uma vida normal graças as pesquisas das neurociências.




Vídeo Aula 26 - Epilepsia Diagnóstico e Tratamento

A experiência que foi contada nesta vídeo aula nos aponta para uma situação comum de que precisamos ter uma discussão entre a escola e seus profissionais de como lidar com a epilepsia para a partir desta discussão direcionar caminhos para a articulação de temáticas relacionadas à ética e a saúde no cotidiano das escolas.

O diagnóstico da epilepsia é clínico, cabe ao professor apenas estar comunicando o fato e buscar novas informações sobre a doença. As causas da epilepsia podem ser variadas, mas entre todas elas podemos destacar três: a neurocisticercose, TCE e o AVC.

A epilepsia tem tratamento, onde o objetivo é eliminar as crises e melhorar a qualidade de vida deste paciente. O tratamento pode ser medicamentoso, cirurgico ou psicológico.

As pessoas com epilepsia e suas famílias são um grupo social cuja condição pode ser aliviada na medida que se tome consciência da situação, se elimine o estigma e se adaptem medidas efetivas para a inclusão social dessas pessoas.

Víde Aula 23 - Epilepsia - Conceitos Gerais

Se alguém lhe perguntasse o que é epilepsia, O que você responderia?

No mundo em que vivemos hoje essa é uma doença neurológica muito mais comum do que as pessoas imaginam ou pensam. A epilepsia é uma condição neurológica muito grave existente no mundo.

Muitas pessoas importantes da história mundial tinham epilepsia, como Machado de Assis, Dom Pedro II, Napoleão Bonaparte, Van Gogh entre outros, e nem por isso nós deixamos de admirar essas ilustres figuras da sociedade mundial.


O maior problema da Epilepsia não é a doença em si, e sim o preconceito das pessoas em relação as pessoas com epilepsia.

A Epilepsia e suas crises tem fases diferentes ao longo da vida do paciente, que vai tentando contorná-las da melhor maneira possível através de tratamentos médicos, para que ele possa ter um desenvolvimento integral. E para isso precisamos contar com os educadores, transmitindo as informações corretas sobre a doença para os seus alunos e que estes também contribuam desmistificando a doença e dizendo à sociedade como um todo que a Epilepsia é uma condição tratável. E a pessoa com epilepsia tem os mesmos direitos das pessoas que não tem epilepsia.

Vídeo Aula 22 - AVC

O que é AVC?

Essa tem sido a doença de maior relevância no Brasil. O AVC está dividido em 80% dos casos em AVC isquêmico e 20% em AVC hemorrágico.


Muitos são os fatores que tem levado pessoas a terem um AVC, como por exemplo: tabagismo, sedentarismo, alimentação inadequada e obesidade.



O tabagismo com certeza levará muitas pessoas a terem um AVC, inclusive os jovens que cada vez mais estão fumando mais cedo.
No ambiente escolar é comum vermos alunos pelos corredores da escola nos horários de intervalo fumando. Isso se deve a falta de um trabalho efetivo anti-tabagismo desenvolvido pela escola, professores e a comunidade em geral.

Esse trabalho é muito importante, pois estaríamos orientando e prevenindo as futuras gerações de passarem por esses problemas.

Temos que deixar bem claro aos nossos alunos que AVC mata ou pode deixar as pessoas em condições inadequadas de sobrevivência

O AVC tem tratamento? Sim , desde que essa pessoa seja socorrida a tempo e receba o tratamento adequado.
Lembrem-se, o AVC é uma catástrofe que pode ser previnida e tratada.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Vídeo Aula 21 - As questões de gênero no cotidiano escolar: Uma perspectiva sócio-interacionista

As questões de Gênero estão ligadas aos temas transversais, que tem por objetivo relacionar-se com a realidade escolar através de projetos.


Estas questões de Gênero, geralmente são trabalhadas através da Ética, Orientação Sexual e Diversidade Cultural.


Através desta diretriz confirmamos o pressuposto que rege os temas transversais que é a oportunidade que todos nós educadores temos de fazer uma reflexão sobre os fatores culturais presentes em nossa sociedade.



Com isso nosso projeto perpassa os parâmetros comuns da aprendizagem e demonstra os resultados da formação que recebemos dos nossos pais e também das informações passadas pela escola.

Vídeo Aula 20 - Temas Transversais e a estratégia de projetos

Os temas transversais nos auxiliam em muito dentro de uma estratégia para trabalhar determinados projetos.



Nesta vídeo aula foi nos colocado a questão do sentimento como um projeto a ser desenvolvido.

Particularmente eu gostei muito de como o projeto desenvolveu-se, uma vez que vivemos em uma sociedade onde o individualismo fala mais alto. Sentimentos todos nós temos, mas será que sentimos as coisas do mesmo jeito?



Essa experiência de se ter um problema e buscar soluções juntos aos alunos enriquece muito mais o projeto. As soluçoes do cotidiano são o ponto de partida ou chegada para uma aprendizagem.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Vídeo Aula 19 - Outros transtornos comuns: Dislexia


Cerca de 10% das crianças em idade escolar experimentam um distúrbio do desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Quando esse distúrbio não está associado a nenhum compromentimento cognitivo e tem uma dependência genética clara (ocorrência de outros casos na família) o distúrbio é denominado dislexia. Quando o distúrbio tem uma depêndencia ambiental (associada a problemas na gestação e/ou parto) clara é denominado Distúrbio Inespecífico do Desenvolvimento da Linguagem.


Em ambas condições, a dificuldade de alfabetização da criança está correlacionada, predominantemente, a alterações dos circuitos neurais para leitura fonológica. A preservação, em geral, dos circuitos para leitura semântica permite a alfabetização dessas crianças com metodologia adequada.

Vídeo Aula 18 - Doenças Neurológicas

As doenças neurológicas de modo geral tem aparecido mais frequentemente devido a alguns fatores relacionados ao cotidiano do ser humano.



O aumento da expectativa de vida está trazendo mudanças significativas em nossa sociedade. Mudanças como o uso de novas tecnologias tem alterado o estilo de vida da população que vive nos grandes centros, trazendo alguns problemas a sua saúde (como Doença de Parkinson, Doença de Alzheimer, Esclerose Múltipla e Epilepsia) e comprometendo o seu futuro.



No Brasil, algumas doenças são líderes de morte, como por exemplo o AVC (acidente vascular cerebral) que está geralmente ligado a fatores como stress, sedentarismo, má alimentação, entre outros.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Vídeo Aula 17 - Pedagogia de Projetos

Estratégia de projetos leva em consideração a participação dos alunos.

Planeja     ®       Executa
     ¯
 Ações     ®       Vão mudando o rumo das coisas.

Dentro do projeto tem que haver um diálogo entre as disciplinas, para que esses professores resolvam em comum quais os problemas e as soluções que serão abordados pelo projeto. Sendo assim, o aluno ao estar participando terá condições de compreender na prática, o mundo que existe ao seu redor e as relações complexas.

O projeto abre a a possibilidade do aluno se desenvolver, não somente através do conteúdo escolar mas também, com valores que estão presentes no decorrer de sua vida.

Todo projeto busca uma consistência e uma competência que faz toda a diferença do desenvolvimento do aluno.


Vídeo Aula 16 - Crescimento, Maturação e Plasticidade do Sistema Nervoso

Na aula anterior aprendemos o quanto uma boa noite de sono é importante para nossa vida.

Desde o nascimento até o envelhecimento passamos por várias etapas que estão em constante transformação. Uma dessas mudanças está ligada ao nosso crescimento.

O crescimento é uma área que vem sendo muito estudada e tem despertado vários interesses, inclusive dos profissionais de educação. Questionamos as vezes porque "fulano de tal" não aprende? Hoje sabemos que alguns fatores influenciam para que este aprendizado não aconteça da maneira adequada.

Um desses fatores tem sido o crescimento físico, que influencia as várias etapas que o individuo passará ao longo de sua vida.. Percebemos que  é na infância onde a maior parte das transformações irá ocorrer, por exemplo, do corpo e a parte cognitiva. Com isso há também uma modificação na estrutura cerebral de acordo com as novas experiências deste individuo.

Vídeo Aula 15 - Ritmos Biológicos, Ciclo Sono-Vigília





O cérebro mais uma vez será o ponto de partida para entendermos o que acontece enquanto dormimos, exemplificado pelo esquema ao lado.







Muitas vezes não conseguimos desempenhar nossas rotinas como gostaríamos devido a falta de uma boa noite de sono. O vídeo abaixo traz informações sobre os mecanismos do sono e sonhos e os principais distúrbios, como insônia e apneia.


segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Vídeo Aula 14 - Projetos

Quando assisti a vídeo aula sobre o projeto Ribeirão Anhumas, fiquei feliz em saber que no estado de São Paulo há uma escola desenvolvendo não só o conhecimento do aluno mas também as suas habilidades para que a aprendizagem ocorra de forma interdisciplinar e transversal.
O projeto em si muitas vezes é comparado a um rio: a montante e a jusante.
Um projeto é algo que a gente coloca à frente no tempo antes de empreender. Para isso é necessário metas/objetivos, antecipação da ação, abertura, risco, criação, ação do sujeito, coação impossível. Sendo assim, quando nos propomos a desenvolver um projeto em sala de aula não sabemos ao certo quais os resultados finais serão alcançados.
O professor ao desenvolver um projeto deverá sempre levar em consideração valores e metas que agreguem informação onde o aluno transforme o seu cotidiano.

Vídeo Aula 13 - Conhecimento em Rede



Pensar o conhecimento leva a uma reflexão do trabalho do docente. Uma vez que este conhecimento está sempre sendo despejado para o aluno, dessa forma a cada dia é colocado diante do aluno partte do conhecimento até que se conclua o mesmo. Essa idéia é declarada por Descartes - eu saio do simples para o complexo. Mas nos dias de hoje, esse conhecimento não tem apenas um ponto central que vai irradiando para os outros pontos e sim um conhecimento conectado através de várias redes de informação.
O aluno dentro dessa concepção de conhecimento em rede aprende e compreende tudo aquilo que está ao seu redor. Ele vem pra escola já sabendo muitas coisas e esta por sua vez tem o papel de conectar o mundo à sua realidade.



Vídeo Aula 12 - Aprendizagem

Vídeo Aula 11 - Memória

Segue abaixo um vídeo exemplificando o que é memória.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Vídeo-aula10: Transversalidade e interdisciplinaridade na educação


Vídeo sobre um projeto que envolve a transversalidade.

Vídeo-aula 9: Ciência e educação

Podemos fazer ciência em qualquer lugar?
Acredito que durante muito tempo tivemos uma concepção equivocada de fazer ciência, mesmo porque só se pensa ciência no âmbito escolar e não fora dele. Muitos de nós professores ainda não nos desvencilhamos dessa concepção e dessa prática.
A ciência pode se estabelecer de várias maneiras: como linguagem, instrumento prático, visão de mundo, projetos e trabalhos.
Quando pensarmos ciência desse modo, estaremos obtendo melhores resultados na Educação.

Vídeo-aula 8: métodos investigativos em neurociências

eletroencefalografia

magneto encefalografia

tomografia por emissão de pósitrons

tomografia óptica

ressonância magnética





Vídeo-aula 7: Neuroanatomia funcional dos sistema nervoso: funções corticiais e sistemas

Vídeo-aula 6: Temas transversais em educação

Alguns questionamentos estão sendo levantados através do conceito da transversalidade e os novos sentidos para a Educação e a Ciência. A quem essa Ciência continua servindo? A Escola está a serviço de quem? Para responder estas questões, temos que traçar os objetivos da Educação.
Esses objetivos passam pela escola, família e a integração com o meio. Sendo assim, surge um conceito de Transversalidade na Educação, em que todas as disciplinas estão integradas, com o objetivo de que o aluno tenha uma melhor compreensâo do mundo.
Cada cultura, cada sociedade, cada escola, deve ter a liberdade de eleger os temas ou assuntos mais importantes para eles.

Vídeo-aula 5: O conceito de transversalidade



Esse conceito de transversalidade tem trazido a tona discussões sobre os caminhos que estamos percorrendo na educação, mesmo porque já sentimos na prática, que a teoria passada através dos conteúdos simplificadores por si só não estão trazendo resultados satisfatórios.
Por isso, precisamos parar e repensar que Educação queremos para irmos além do simples conhecimento e ultrapassarmos esses conhecimentos teóricos fazendo uma interconexão entre a escola e o mundo em que vivemos.
Sendo assim, a escola será um lugar de descobertas interessantes e não um mero lugar de se adquirir conhecimentos através de assuntos segmentados pelas suas disciplinas.

Vídeo-aula 4: Neuroanatomia funcional do sistema nervoso (SN): Organização do SN: linguagem e memória

Vídeo-aula 3: Conceitos gerais de neurociência

A neurociência é um estudo que se faz referente ao sistema nervoso de maneira ampla, compreendendo a parte molecular, celular, sistêmica, comportamental e cognitiva. Com isso, obtemos uma multidisciplinaridade para compreender o sistema nervoso, através de diferentes especialistas.
Na história da neurociência teremos as abordagens dos globalistas x localizacionistas e espiritualistas x materialistas.
Ao longo dos anos, tiveram vários estudiosos e teorias sobre o SN. Muitas teorias foram confirmadas, outras refutadas, mas hoje sabemos que  o SN é um mosaico de regiões, cada um com uma função específica com um grau de interação muito grande; não há uma função mental pura.