segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Módulo 2 - Vídeo Aula 17 - Pode a ética e a cidadania ser ensinadas?

É importante ressaltar que a ética não era apenas objeto de discussão do campo da filosofia ou da educação, mas também da Arte, através de peças de teatro e poemas, dos debates políticos na ágora e etc. A Ética era um tema de alta relevância pública na Grécia Antiga.
A Ética não é, tal como a disciplina de matemática, uma disciplina especializada, que deve estar na grade curricular. A Ética deve ser transmitida por todos, a todo momento, e a melhor forma de ensiná-la é através do exemplo, da ação e da prática diária.

Módulo 2 - Vídeo Aula 16 - Sexualidade e prevenção de risco

Importante debater o uso de preservativo com os alunos e distribuí-lo no ambiente escolar, para que haja maior consciência dos alunos perante a este assunto de extrema importância para a saúde e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
Uma pesquisa realizada pela Unesco em 2004, diz que de 4 a 20% dos adolescentes entrevistados, confessaram nunca terem utilizado camisinha nas sua relações sexuais.
É papel da escola, promover um ambiente de discussão e conscientização a respeito da sexualidade e todas as implicações que ela traz, como as DST´s e a gravidez.

Módulo 2 - Vídeo Aula 15 - Sexualidade na Escola

Abordagem da sexualidade

Dificuldades: preconceitos, tabus, monólogos e pudor.

É muito importante falarmos sobre esse assunto devido a alta taxa de natalidade (gravidez na adolescência). Outra preocupação está relacionada a pratica do aborto.

Desenvolvimento sexual

Sexualidade existe desde o nascimento. As diferentes zonas corporais proporcionam gratificações de prazer em diferentes etapas:

-Primeiros anos de vida: fase oral
-Dos 18 meses a 4 anos: fase anal
-3 a 5 anos: fase fálica ou genital infantil
-6anos até a puberdade: fase de latência
-A partir da adolescência: fase genital adulta

O objetivo final da puberdade é o desenvolvimento da função reprodutora, enquanto o objetivo final da adolescência é a identidade individual e a autonomia do indivíduo.
O adolescente sofre a perda do corpo infantil, dos pais da infância e a perda de identidade e do papel sócio familiar infantil.

Início da adolescência

Meninas: 11 a 13 anos
Meninos: 12 a 14 anos
Nesta fase ocorre transformações físicas e fisiológicas (sexuais) e uma redefinição dos modelos de relacionamento.
Questão central- Normalidade
*Imagem corporal
*Diferenças sexuais

Meio da adolescência
Meninas: 13 a 16 anos
Meninos: 14 a 17 anos
Nesta fase ocorrem as últimas transformações físicas e a assimilação harmoniosa do papel social, familiar e social. Há o conflito entre o desejo de independência e a necessidade de dependência.
*Conquista de um lugar
*Novo papel enquanto sujeito

Fim da adolescência
17 aos 21 anos
Ocorre após a consolidação da última etapa do desenvolvimento físico.
Identidade sexual
Relacionamento íntimo
Identidade de adulto
Independência material

Práticas sexuais:

*Masturbação
*Ficar
*Namorar
*Homossexualismo
*Relação sexual forçada

Módulo 2 - Vídeo Aula 14 - A dimensão afetiva na construção de valores

A afetividade é tão importante quanto a cognição na psique humana.
Implicações educacionais:
*Não minimizar vínculos afetivos;
*Respeito à diversidade a partir do valor tolerância regulado pelos sentimentos morais;
*Promoção de um ambiente mais saudável e feliz, em que os sentimentos positivos levem à resolução de conflitos morais para um mundo mais justo e solidário;

Módulo 2 - Vídeo Aula 13 - Dimensões constitutivas do sujeito psicológico

Sujeito psicológico: Se constitui na interação com o meio, através do seu consciente e inconsciente.
Existem quatro dimensões constitutivas do sujeito: biológico, cognitivo, afetivo, sócio-cultural. Esses fatores simultaneamente interagem entre si, formando a complexa identidade deste sujeito.
Nesse contexto, é importante que nós profissionais da educação, estejamos atentos ao julgar o nosso aluno, pois ele é fruto de todas as dimensões complexas que o compõe e sua interação com o meio.

Módulo 2 - Vídeo Aula 12 - Retardo mental e autismo

Retardo mental:
São pessoas com capacidades intelectuais abaixo da média, geralmente caracterizado abaixo dos dezoito anos. As conseqüências para o indivíduo são: problemas no funcionamento diário, na comunicação, nas habilidades motoras, nos cuidados pessoas e na vida acadêmica. Prevalência é de 1-2%.
Existem três tipos de retardo mental.

-Leve
Atraso na linguagem, mas conseguem se comunicar e apresentam independência nos cuidados pessoais. Conseguem estudar até um determinado período (geralmente até o Ensino Médio) e conseguem ter uma vida independente, como trabalhar e administrar sua própria casa.

-Moderado

Dificuldade na compreensão e no uso da linguagem. Precisam de auxílio na higiene pessoal e a sua vida acadêmica fica limitada a grupos especiais.

-Grave
Graus maiores de prejuízos intelectuais, funcionais e motores, geralmente são acompanhados de déficits visuais e auditivos, lesões orgânicas ou desenvolvimento cerebral inadequado. Necessitam de atenção e cuidados especiais a vida toda.

A identificação precoce é importante. Hoje, dispõe-se de aparelhos que podem identificar o retardo mental ainda na gestação.
O tratamento adequado é fundamental, para se controlar as alterações comportamentais, a agitação psicomotora, agressividade, hostilidade, hiperatividade, etc.
É necessário inserir a criança num grupo social, para desenvolver suas habilidades sociais, através de estímulos favoráveis. Os pais, professores, familiares e amigos precisam estar bem informados para auxiliar no total desenvolvimento e bem estar deste indivíduo.


Autismo?

É um transtorno invasivo do desenvolvimento, causando prejuízos na interação social, atraso na aquisição da linguagem e comportamentos estereotipados e repetitivos.
A incidência é de 2-5 casos/10.000 crianças, sendo mais comum em meninos.

Características:

-Identificado com 2 anos e meio; a criança não fala, não interage e resiste aos cuidados paternos;
-Os bebês apresentam déficit no comportamento social, evitam contato visual, sem interesse na voz humana, indiferentes ao afeto;
-Crianças não tem interesse social;
-Interesse por brincadeiras estereotipadas: movimento da roda do carrinho, cheirar e lamber objetos, bater palmas e levar o corpo para frente e para trás;
-Fascinação das luzes, sons e movimentos;
-Incomoda-se com mudanças na sua rotina diária;
-Inteligência e linguagem comprometidas;

O que fazer?

Tratamento individualizado e intervenções conjuntas: educação especial, aconselhamento de pais, terapia comportamental, treino de habilidades sociais e medicações para melhorar a qualidade de vida e a condição da criança.
Uma taxa de 45% das crianças com autismo tem uma comunicação verbal boa se tiver uma educação direcionada.

Módulo 2 - Vídeo Aula 11 - TDAH -Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

É um trasntorno comportamental e neurobiológico, de causas genéticas e ambientais que aparece na infância e pode acompanhar a pessoa por toda a vida.
Caracterizado pela tríade sintomatológica (desatenção, hiperatividade e impulsividade) causando prejuízos no desempenho acadêmico e no relacionamento interpessoal.

Desatenção: tem dificuldade de prestar atenção em detalhes; parece que não escuta quando falam com ele; é facilmente distraído com estímulos alheios; tem dificuldade de organização; comete erros por descuido; não segue instruções; não termina suas tarefas; perde coisas importantes.

Hiperatividade: não consegue envolver-se em atividades silenciosas; está sempre a mil por hora, a todo vapor; agita mãos e pés ou se remexe na cadeira; tem dificuldade de ficar sentado; corre apressadamente; fala demais.

Impulsividade: dá respostas precipitadas; tem dificuldades de aguardar sua vez; interrompe ou se intromete em conversas alheias.

A TDAH acomete de 5 a 13% das crianças em idade escolar; pode persistir na vida adulta em metade dos casos; acomete cerca de 10% a 25% das meninas e é mais comum nos meninos.


Existem três tipos de TDAH:

Predominantemente desatento:
-mais comum no sexo feminino
-alta taxa de prejuízo acadêmico
-são crianças desorganizadas, esquecidas, frequentemente distraídas, não copiam as tarefas
-vivem no "mundo da lua"
-nível alto de isolamento social e retraimento
-inabilidades sociais

Predominantemente hiperativo-impulsivo:
-são mais agressivas
-altas taxas de rejeição pelos colegas
-sofrem de impopularidade
-são agitadas, inquietas e impulsivas

Combinado:
-maior prejuízo no funcionamento global
-são rejeitadas pelos colegas: agem sempensar, são inadequadas socialmente e falham em fazer planos e prever situações.

Algumas características que a escola pode identificar:

-Alteração nas habilidades lingüísticas;
-Falta de noção do espaço;
-Dificuldade de reconhecer símbolos gráficos
-Dificuldade de ficarem sentadas e prestaram atenção;
-Pouca coordenação motora (desajeitadas)

São várias as possíveis conseqüências para o TDAH, como por exemplo, baixo rendimento escolar, perda de auto-estima, tristeza e falta de motivação, dificuldades para relacionamentos, predisposição a episódios depressivos graves, abuso de álcool e drogas, adultos inseguros com poucas habilidades sociais, etc.

O tratamento para as crianças com TDAH, é múltiplo, pois suas causas são multifatoriais. Deve-se atender com medicação, psicoterapia e é importantíssimo que a escola e a família estejam envolvidas neste processo.

Módulo 2 - Vídeo Aula 09 e 10 - Perspectivas atuais das pesquisas em educação em valores

Os valores e a moralidade fazem parte do sujeito psicológico e representa um aspecto muito importante pois relaciona-se com diversos aspectos que constituem o sujeito.
O sujeito psicológico constitui-se a partir da interação diversos fatores, como os biológicos, cognitivos, sócio-culturais e afetivos.
Portanto, como define o professor Ulisses Araújo (2007):
“Os valores referem-se a trocas afetivas que o sujeito realiza com o exterior. Surgem da projeção de sentimentos positivos sobre objetos, e/ou pessoas, e/ou relações, e/ou sobre si mesmo.”
Contrapondo-se a essa definição, os contra-valores surgem da projeção de sentimentos negativos sobre objetos, e/ou pessoas, e/ou relações, e/ou sobre si mesmo.

As descobertas mais relevantes sobre as recentes pesquisas à respeito da moralidade, referem-se ao sujeito tendo um papel ativo na construção dos valores que podem ser morais ou não, e não necessariamente se guiam pelos princípios da justiça.
Os valores vão se constituindo como centrais ou/e periféricos no sistema moral do sujeito, de acordo com as situações que o indivíduo vive. Se integram e se organizam no sistema moral do sujeito de uma forma hierárquica. Existe uma relação entre valores e sentimentos, que regulam o sistema moral do sujeito.
É importante que a escola seja um espaço para a explicitação de sentimentos e valores dos alunos, para que haja a regulação moral pelos mesmos. Através do autoconhecimento ajuda diante de situações morais ao longo da sua vivência.

Módulo 2 - Vídeo Aula 08 - Distúrbios alimentares

Quando falamos em distúrbios alimentares, logo vem a nossa mente a palavra alimentação. Como essa alimentação está sendo conduzida, de maneira adequada ou não. Estes distúrbios referem-se a interação de fatores psicológicos, biológicos, familiares e sócio-culturais que trarão alterações significativas do comportamento alimentar.
Os transtornos alimentares são caracterizados pela anorexia nervosa, bulimia nervosa e obesidade.
Anorexia nervosa: medo mórbido de engordar, mesmo estando abaixo do peso normal. Distorção grosseira da percepção da autoimagem corporal. Dietas autoimpostas rigidas e até mesmo bizarras. Busca desenfreada pela magreza.
Bulimia nervosa: fome de boi, comer como um boi. Compulsão alimentar com episódios recorrentes de ingestão de excesso de alimento com perda de controle. O medo de engordar e a culpa pela ingestão alimentar levam a métodos compensatórios como provocação de vômitos, uso de laxantes e diuréticos.
Obesidade: A obesidade é um distúrbio do metabolismo energético, onde ocorre um armazenamento excessivo de energia no tecido adiposo, sob a forma de tiglicérides.
A obesidade é uma doença completa, multifatorial, com sobreposição de fatores genéticos, comportamentais e ambientais.

Módulo 2 - Vídeo Aula 07 - Crescimento e desenvolvimento ponderal e hábitos alimentares

Crescimento e desenvolvimento são fases importantes para o ser humano. Para tanto se faz necessário superar alguns estágios que vão desde a primeira infância até a puberdade. Até os 3 anos de idade o crescimento ocorre de maneira progressiva, após vai desacelerando. Podemos perceber que o desenvolvimento entre meninos e meninas apresenta-se de maneira distinta na fase da puberdade. Esse crescimento será determinado através de alguns fatores: atividade física, sono, doenças crônicas, nutrição ou desnutrição, fator genético e fatores ambientais.

Módulo 2 - Vídeo Aula 06 - A construção psicológica de valores

Dependendo dos valores com os quais o sujeito construiu sua identidade, e de seu posicionamento central ou periférico aparecerão os sentimentos morais. Estes exercem o papel de regular as relações intra e interpessoais e são experienciados quando o sujeito age contra os valores que são centrais em sua identidade.
A escola tem um papel importante para estabelecer quais valores ela deve trabalhar para que este valor se torne central e não periférico. Dessa maneira conseguiremos responder a 3 questionamentos: É possível educar em valores? Como se dão os processos de construção/ou apropriação de valores? Quais os valores deve a escola ensinar?

Módulo 2 - Vídeo Aula 05 - Educação e Ética

Ética na Educação Escolar- Interação entre o coletivo institucional que envolve os professores-alunos, os alunos em si, os professores e colegas, alunos e professores com funcionários.

Escolarização como travessia:
*Família como sociedade primeira
*Escola como transição para vida social
*Sociedade e exercício da cidadania
Nesse contexto, lidamos com vários conflitos, como o conflito do professor entre autoridade e liberdade.

O indivíduo deve ser capaz de desenvolver a autonomia moral, que será construída inicialmente através da obediência às regras (criança) e posteriormente através da incorporação destas, sendo capaz de seguir as regras através de sua consciência autônoma.
A ética se forma, principalmente através dos exemplos que os indivíduos recebem ao longo do processo de formação da autonomia. Nesse sentido, cabe ao professor ensinar além dos conteúdos previstos e fundamentar a dimensão de valores e ética, extremamente necessária para a construção da cidadania destes sujeitos, que estarão envoltos em sua vida adulta em direitos e deveres.
Pensar a ética é agir de tal maneira a tratar a humanidade, tanto em tua pessoa como na de todos os outros, sempre ao mesmo tempo como um fim, e nunca como um meio (E.Kant)
"...a ética fala da justiça porque há desigualdade, fala da amizade porque não somos autosuficientes, fala da democracia porque não existem sábios suficientemente capazes e competentes para governarem sem perigo de se equivocar." (Camps, 1996 p.11)

Módulo 2 - Vídeo Aula 04 - Saúde do professor

Excesso de trabalho, indisciplina em sala de aula, salário baixo, pressão da direção, violência, demandas de pais e alunos, bombardeio de informações, desgaste físico, problemas posturais, perda de voz, falta de reconhecimento da atividade profissional, são algumas das causas de Stress, ansiedade e depressão que atrapalham a saúde do professor brasileiro.
As principais causas dos problemas vocais são: a má utilização da voz (gritar em salas numerosas), não fazer uso d'água para lubrificar as cordas vocais, ter um número excessivo de aulas para garantir uma renda "digna".
Fora isso, também temos os problemas posturais, oriundos de ficar muito tempo em pé ou sentado na sala de aula. O ato contínuo de escrever na lousa leva a dores nas costas e braços, causando LER.
O estresse também contribui bastante para que a saúde do professor esteja inadequada. Entre as principais causas do estresse do professor podemos destacar a sobrecarga quantitativa, falta de tempo para atender as múltiplas responsabilidades, falta de recursos e más condições de trabalho, sistema de ensino deficitário. É importante saber que a principal fonte do estresse vem da maneira como as pessoas interpretam essas situações e como respondem às mesmas (com ansiedade ou de forma adequada). Se a pessoa responde sempre de forma inadequada as situações de estresse vão se acumulando e prejudicando sua vida como um todo.

Módulo 2 - Vídeo Aula 03 - Saúde na Escola

Se perguntarmos para as pessoas sobre o que elas querem para sua vida, todas dirão que querem ter saúde. Para tanto é necessário estarmos discutindo em sala de aula com os alunos sobre a qualidade dessa saúde.
De acordo com os fatos abordados pelo professor Li li Min as principais causas de morte no Brasil estão na faixa etária de 1 a 39 anos e geralmente estão ligadas a fatores externos. Os maus hábitos irão gerar grandes problemas de saúdes como AVC, Mal de Parkinson entre outras doenças.
Os distúrbios alimentares estão cada vez mais frequente no nosso dia a dia, e isto causará problemas como obesidade, doenças no coração, estresse, ansiedade, depressão, etc.
Um outro problema que diz respeito a saúde na escola é a gravidez na adolescência, violência escolar e o TDAH. Com isso, nós educadores precisamos estar preparados para enfrentar esses problemas e junto aos alunos solucionar estas situações da melhor forma possível.

Módulo 2 - Vídeo Aula 02 - A escola e a construção de valores morais

Sete dimensões para uma educação em valores

1) Os conteúdos escolares
A inserção transversal e transdisciplinar de temáticas de ética, direitos humanos, inclusão social e convivência democrática.
2) Metodologia das aulas
Construção coletiva/ diálogo/ papel ativo
3) O trabalho intencional com valores
Quais valores trabalhar?
Declaração Universal dos Direitos Humanos
4) As relações interpessoais
Respeito. Autoridade. Admiração.
A admiração é o sentimento que promove a identificação entre a pessoa respeitada e a que respeita. Relações que se dão através do diálogo.
5) Auto-estima

Tem como ponto de partida a auto-imagem. Cada ser humano constrói para si uma imagem que julga representá-lo, com a qual se identifica e se confunde.
Em nossa consciência encontra-se a auto-imagem e o que cada um sente sobre si mesmo: a auto-estima.
A escola precisa reforçar a auto-imagem positiva dos alunos, para que eles possam agir em prol do coletivo; caso contrário um aluno excluído e discriminado não sentirá vontade de beneficiar o conjunto que o diminui.
6) Auto-conhecimento
Tomar consciência dos próprios sentimentos e emoções é essencial para a construção da ética e da democracia escolar.
7) Gestão Escolar
É importante que as relações sejam democráticas, onde tudo é discutido coletivamente e as decisões são conjuntas.

Módulo 2 - Vídeo Aula 01 - O juízo moral na criança

A moralidade, os valores humanos tem relação com o cumprimento das normas e regras da sociedade. O respeito é a palavra chave deste processo, é a internalização do cumprimento das regras.

Desenvolvimento do juízo moral:

Nomia- Vem do grego Nommus, que significa regras.

A/nomia- Estado de ausência de conhecimento das regras. Característica essencial de uma criança recém nascida. Com o tempo, ela descobre que existem regras para se conviver, isso se dá a partir das interações sociais.
Hetero/nomia- Estado de conhecimento das regras que permeiam as interações sociais. Se dá a partir de várias fontes externas, como os pais, Deus e etc.
Auto/nomia- É o final do processo, quando o indivíduo internalizou o respeito às regras, tem a noção do certo e errado, utilizando essa noção em seu dia a dia.

Paralelamente a este processo, é preciso reduzir o egocentrismo. É nas relações e nas interações sociais, que a criança percebe que o mundo não gira ao seu redor e que as regras existem e precisamos respeitá-las para o bom convívio de todos, tornando-se assim, um sujeito moral.