sábado, 9 de outubro de 2010

Vídeo Aula 27 - As fases da epilepsia

Como já foi dito na vídeo aula 23 a epilepsia passa por suas variadas situações nas fases da vida humana.

Na infância a epilepsia aparece através de comportamentos inapropriados, dificuldades na escola e nas amizades. Tudo isso tem como possiveis causas as intercorrências perinatais, infecções e displasias corticais.

Na adolescência a epilepsia vem "atrapalhar" a vida social do paciente, como a indepedência, os relacionamentos, os estudos, a auto-estima e humor como também as atividades rotineiras. As causas da doença na adolescência são: idiopatias ou genéticas, traumatismo craniano, infecções e parasitose do sistema nervoso, tumores cerebrais. abuso de álcool e drogas.

Já na fase adulta os problemas vão se tornando cada vez mais complexos como por exemplo: emprego, relações familiares, dificuldades financeiras e alterações emocionais. As causas são: doenças cerebro-vasculares, tumores cerebrais e abuso de álcool e drogas quando era mais jovem.

Ainda refere-se em particular a condição da mulher com epilepsia e os preconceitos da sociedade em relação a ela.  Essa mulher muitas vezes sofre os mais variados tipos de preconceito, até mesmo ao mito de que esta mulher não pode ter uma vida social comum, como por exemplo constituir familia e ter um filho.

Hoje é possível ao paciente com epilepsia levar uma vida normal graças as pesquisas das neurociências.




Nenhum comentário:

Postar um comentário