segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Módulo 2 - Vídeo Aula 04 - Saúde do professor

Excesso de trabalho, indisciplina em sala de aula, salário baixo, pressão da direção, violência, demandas de pais e alunos, bombardeio de informações, desgaste físico, problemas posturais, perda de voz, falta de reconhecimento da atividade profissional, são algumas das causas de Stress, ansiedade e depressão que atrapalham a saúde do professor brasileiro.
As principais causas dos problemas vocais são: a má utilização da voz (gritar em salas numerosas), não fazer uso d'água para lubrificar as cordas vocais, ter um número excessivo de aulas para garantir uma renda "digna".
Fora isso, também temos os problemas posturais, oriundos de ficar muito tempo em pé ou sentado na sala de aula. O ato contínuo de escrever na lousa leva a dores nas costas e braços, causando LER.
O estresse também contribui bastante para que a saúde do professor esteja inadequada. Entre as principais causas do estresse do professor podemos destacar a sobrecarga quantitativa, falta de tempo para atender as múltiplas responsabilidades, falta de recursos e más condições de trabalho, sistema de ensino deficitário. É importante saber que a principal fonte do estresse vem da maneira como as pessoas interpretam essas situações e como respondem às mesmas (com ansiedade ou de forma adequada). Se a pessoa responde sempre de forma inadequada as situações de estresse vão se acumulando e prejudicando sua vida como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário