segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Módulo 2 - Vídeo Aula 08 - Distúrbios alimentares

Quando falamos em distúrbios alimentares, logo vem a nossa mente a palavra alimentação. Como essa alimentação está sendo conduzida, de maneira adequada ou não. Estes distúrbios referem-se a interação de fatores psicológicos, biológicos, familiares e sócio-culturais que trarão alterações significativas do comportamento alimentar.
Os transtornos alimentares são caracterizados pela anorexia nervosa, bulimia nervosa e obesidade.
Anorexia nervosa: medo mórbido de engordar, mesmo estando abaixo do peso normal. Distorção grosseira da percepção da autoimagem corporal. Dietas autoimpostas rigidas e até mesmo bizarras. Busca desenfreada pela magreza.
Bulimia nervosa: fome de boi, comer como um boi. Compulsão alimentar com episódios recorrentes de ingestão de excesso de alimento com perda de controle. O medo de engordar e a culpa pela ingestão alimentar levam a métodos compensatórios como provocação de vômitos, uso de laxantes e diuréticos.
Obesidade: A obesidade é um distúrbio do metabolismo energético, onde ocorre um armazenamento excessivo de energia no tecido adiposo, sob a forma de tiglicérides.
A obesidade é uma doença completa, multifatorial, com sobreposição de fatores genéticos, comportamentais e ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário