segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Módulo 2 - Vídeo Aula 12 - Retardo mental e autismo

Retardo mental:
São pessoas com capacidades intelectuais abaixo da média, geralmente caracterizado abaixo dos dezoito anos. As conseqüências para o indivíduo são: problemas no funcionamento diário, na comunicação, nas habilidades motoras, nos cuidados pessoas e na vida acadêmica. Prevalência é de 1-2%.
Existem três tipos de retardo mental.

-Leve
Atraso na linguagem, mas conseguem se comunicar e apresentam independência nos cuidados pessoais. Conseguem estudar até um determinado período (geralmente até o Ensino Médio) e conseguem ter uma vida independente, como trabalhar e administrar sua própria casa.

-Moderado

Dificuldade na compreensão e no uso da linguagem. Precisam de auxílio na higiene pessoal e a sua vida acadêmica fica limitada a grupos especiais.

-Grave
Graus maiores de prejuízos intelectuais, funcionais e motores, geralmente são acompanhados de déficits visuais e auditivos, lesões orgânicas ou desenvolvimento cerebral inadequado. Necessitam de atenção e cuidados especiais a vida toda.

A identificação precoce é importante. Hoje, dispõe-se de aparelhos que podem identificar o retardo mental ainda na gestação.
O tratamento adequado é fundamental, para se controlar as alterações comportamentais, a agitação psicomotora, agressividade, hostilidade, hiperatividade, etc.
É necessário inserir a criança num grupo social, para desenvolver suas habilidades sociais, através de estímulos favoráveis. Os pais, professores, familiares e amigos precisam estar bem informados para auxiliar no total desenvolvimento e bem estar deste indivíduo.


Autismo?

É um transtorno invasivo do desenvolvimento, causando prejuízos na interação social, atraso na aquisição da linguagem e comportamentos estereotipados e repetitivos.
A incidência é de 2-5 casos/10.000 crianças, sendo mais comum em meninos.

Características:

-Identificado com 2 anos e meio; a criança não fala, não interage e resiste aos cuidados paternos;
-Os bebês apresentam déficit no comportamento social, evitam contato visual, sem interesse na voz humana, indiferentes ao afeto;
-Crianças não tem interesse social;
-Interesse por brincadeiras estereotipadas: movimento da roda do carrinho, cheirar e lamber objetos, bater palmas e levar o corpo para frente e para trás;
-Fascinação das luzes, sons e movimentos;
-Incomoda-se com mudanças na sua rotina diária;
-Inteligência e linguagem comprometidas;

O que fazer?

Tratamento individualizado e intervenções conjuntas: educação especial, aconselhamento de pais, terapia comportamental, treino de habilidades sociais e medicações para melhorar a qualidade de vida e a condição da criança.
Uma taxa de 45% das crianças com autismo tem uma comunicação verbal boa se tiver uma educação direcionada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário