segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Módulo 2 - Vídeo Aula 09 e 10 - Perspectivas atuais das pesquisas em educação em valores

Os valores e a moralidade fazem parte do sujeito psicológico e representa um aspecto muito importante pois relaciona-se com diversos aspectos que constituem o sujeito.
O sujeito psicológico constitui-se a partir da interação diversos fatores, como os biológicos, cognitivos, sócio-culturais e afetivos.
Portanto, como define o professor Ulisses Araújo (2007):
“Os valores referem-se a trocas afetivas que o sujeito realiza com o exterior. Surgem da projeção de sentimentos positivos sobre objetos, e/ou pessoas, e/ou relações, e/ou sobre si mesmo.”
Contrapondo-se a essa definição, os contra-valores surgem da projeção de sentimentos negativos sobre objetos, e/ou pessoas, e/ou relações, e/ou sobre si mesmo.

As descobertas mais relevantes sobre as recentes pesquisas à respeito da moralidade, referem-se ao sujeito tendo um papel ativo na construção dos valores que podem ser morais ou não, e não necessariamente se guiam pelos princípios da justiça.
Os valores vão se constituindo como centrais ou/e periféricos no sistema moral do sujeito, de acordo com as situações que o indivíduo vive. Se integram e se organizam no sistema moral do sujeito de uma forma hierárquica. Existe uma relação entre valores e sentimentos, que regulam o sistema moral do sujeito.
É importante que a escola seja um espaço para a explicitação de sentimentos e valores dos alunos, para que haja a regulação moral pelos mesmos. Através do autoconhecimento ajuda diante de situações morais ao longo da sua vivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário