segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Módulo 2 - Vídeo Aula 05 - Educação e Ética

Ética na Educação Escolar- Interação entre o coletivo institucional que envolve os professores-alunos, os alunos em si, os professores e colegas, alunos e professores com funcionários.

Escolarização como travessia:
*Família como sociedade primeira
*Escola como transição para vida social
*Sociedade e exercício da cidadania
Nesse contexto, lidamos com vários conflitos, como o conflito do professor entre autoridade e liberdade.

O indivíduo deve ser capaz de desenvolver a autonomia moral, que será construída inicialmente através da obediência às regras (criança) e posteriormente através da incorporação destas, sendo capaz de seguir as regras através de sua consciência autônoma.
A ética se forma, principalmente através dos exemplos que os indivíduos recebem ao longo do processo de formação da autonomia. Nesse sentido, cabe ao professor ensinar além dos conteúdos previstos e fundamentar a dimensão de valores e ética, extremamente necessária para a construção da cidadania destes sujeitos, que estarão envoltos em sua vida adulta em direitos e deveres.
Pensar a ética é agir de tal maneira a tratar a humanidade, tanto em tua pessoa como na de todos os outros, sempre ao mesmo tempo como um fim, e nunca como um meio (E.Kant)
"...a ética fala da justiça porque há desigualdade, fala da amizade porque não somos autosuficientes, fala da democracia porque não existem sábios suficientemente capazes e competentes para governarem sem perigo de se equivocar." (Camps, 1996 p.11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário