segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Módulo 2 - Vídeo Aula 11 - TDAH -Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

É um trasntorno comportamental e neurobiológico, de causas genéticas e ambientais que aparece na infância e pode acompanhar a pessoa por toda a vida.
Caracterizado pela tríade sintomatológica (desatenção, hiperatividade e impulsividade) causando prejuízos no desempenho acadêmico e no relacionamento interpessoal.

Desatenção: tem dificuldade de prestar atenção em detalhes; parece que não escuta quando falam com ele; é facilmente distraído com estímulos alheios; tem dificuldade de organização; comete erros por descuido; não segue instruções; não termina suas tarefas; perde coisas importantes.

Hiperatividade: não consegue envolver-se em atividades silenciosas; está sempre a mil por hora, a todo vapor; agita mãos e pés ou se remexe na cadeira; tem dificuldade de ficar sentado; corre apressadamente; fala demais.

Impulsividade: dá respostas precipitadas; tem dificuldades de aguardar sua vez; interrompe ou se intromete em conversas alheias.

A TDAH acomete de 5 a 13% das crianças em idade escolar; pode persistir na vida adulta em metade dos casos; acomete cerca de 10% a 25% das meninas e é mais comum nos meninos.


Existem três tipos de TDAH:

Predominantemente desatento:
-mais comum no sexo feminino
-alta taxa de prejuízo acadêmico
-são crianças desorganizadas, esquecidas, frequentemente distraídas, não copiam as tarefas
-vivem no "mundo da lua"
-nível alto de isolamento social e retraimento
-inabilidades sociais

Predominantemente hiperativo-impulsivo:
-são mais agressivas
-altas taxas de rejeição pelos colegas
-sofrem de impopularidade
-são agitadas, inquietas e impulsivas

Combinado:
-maior prejuízo no funcionamento global
-são rejeitadas pelos colegas: agem sempensar, são inadequadas socialmente e falham em fazer planos e prever situações.

Algumas características que a escola pode identificar:

-Alteração nas habilidades lingüísticas;
-Falta de noção do espaço;
-Dificuldade de reconhecer símbolos gráficos
-Dificuldade de ficarem sentadas e prestaram atenção;
-Pouca coordenação motora (desajeitadas)

São várias as possíveis conseqüências para o TDAH, como por exemplo, baixo rendimento escolar, perda de auto-estima, tristeza e falta de motivação, dificuldades para relacionamentos, predisposição a episódios depressivos graves, abuso de álcool e drogas, adultos inseguros com poucas habilidades sociais, etc.

O tratamento para as crianças com TDAH, é múltiplo, pois suas causas são multifatoriais. Deve-se atender com medicação, psicoterapia e é importantíssimo que a escola e a família estejam envolvidas neste processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário